sábado, 28 de agosto de 2010

Habitação e Decadência...

Onde morar?


De cada três moradores urbanos nos países em desenvolvimento ,um vive em um bairro muito pobre ou em uma favela.



foto tirada do alto do morro .... Brasilândia


A favelização é um grave problema, difícil de curar.Seus moradores sofrem pela falta de acesso a direitos humanos básicos e tem enorme dificuldade para sair de condição em que se encontara.
As favelas suregem e crescem sem plano de lotes e ruas,com frequência em terrenos públicos .ás vezes acidentados e sem condição de segurança,e os governos encontram váris dificuldades para regularizar as moradias,pois cabe ao poder público cumprir as normas que ele mesmo estabeleceu.







DESIGUALDADE:





Montagem feita por Valéria Dantas


A desigualdade social é uma marca da urbanização brasileira.Quanto mais baixa a renda mensal por morador de uma casa menor é o percentual dos domicílios com o saneamento básico:apenas 40% dos lares com renda percapita abaixo do meio salário mínimo possuem os serviços básicos de saneamento.
O crescimento das favelas e da população que vivem nas ruas. Segundo o IBGE, na última década a população das favelas cresceu num ritimo quatro vezes maior que a do resto da população
.



TRASNPORTES:


O direito de ir e vir,,de locomoção,é um dos mais ameaçados na cidades, a falta de priorização histórica do transporte público.
O amotoamento de pessoas nas cidades leva um dos maiores males de saúde da população urbana:o ESTRESSE.As pessoas perdem cada vez mais tempo no trânsito,ficam expostas a carga de barulho crescentes e têm menos tempo para se alimentar corretamente,praticar atividades físicas e dormir.


Avenida esburacada em Parada de Taipas

Foto de Simone Ribeiro


A avenida Deputado Cantídio Sampaio é uma das mais importantes vias da região norte da capital paulistana, pois ela serve de acesso entre a região central da cidade e Parada de Taipas, Jaraguá, Perus, Caieira, Franco da Rocha e outras regiões. “Este buraco, além de tirar a tranquilidade dos motoristas que trafegam por aqui, provoca rachadura nas residências devido ao grande fluxo de veículos pesados que circulam diariamente e, quando eles passam, as casas chegam a tremer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário